Estudos e pesquisas

Entre os vários estudos e pesquisas desenvolvidos pelo BCB, merecem destaque os diretamente relacionados à execução da política monetária, como as projeções de inflação e de outras variáveis macroeconômicas para a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) e para subsidiar as decisões do comitê, a construção de cenários alternativos incorporando os riscos para a inflação e o desenvolvimento de novos modelos de projeção com instrumental sofisticado.

O BCB também realizou estudos relacionados às áreas de economia bancária e crédito e de medidas macroprudenciais, para subsidiar as decisões da Diretoria Colegiada e do Comef.

Também realizou estudos relacionados a modelos de projeção de inflação, expectativas de inflação, estabilidade financeira e monetária, risco de crédito e de mercado, implementação de Basileia III, política monetária, mecanismos de transmissão da política monetária e comunicação.

Transparência

O BCB publicou 41 trabalhos da série Trabalhos para Discussão. Iniciada em 2000, a série se tornou referência para estudiosos das áreas de economia monetária, macroeconomia e finanças. Diversos desses trabalhos foram posteriormente publicados em periódicos nacionais, internacionais e em anais de congressos.

Também foi publicada a edição inaugural do Relatório de Pesquisa em Economia e Finanças do Banco Central do Brasil, que terá periodicidade anual. Esse relatório tem como objetivo dar maior visibilidade aos estudos realizados pelo BCB e fortalecer o processo de prestação de contas ao público, tanto externo quanto interno, das atividades relacionadas à pesquisa.