No âmbito do Programa de Segurança Institucional, o novo sistema eletrônico de controle de acesso está em fase final de instalação, o que possibilitará a padronização dos acessos em todos os edifícios do BCB.
Em complemento a esse sistema, o Edifício-Sede do BCB em Brasília disporá de equipamentos de raios-X e portais detectores de metal. O edital da licitação foi publicado e, no primeiro semestre de 2014, os aparelhos deverão estar em pleno funcionamento. Esse conjunto de medidas visa o controle mais eficiente das áreas e instalações do BCB, contribuindo para a segurança das pessoas que frequentam a instituição.
Ainda com foco na melhoria dos controles, foi aprovado projeto estratégico para aprimoramento da segurança do acervo, do ambiente e das pessoas que trabalham no Museu de Valores e na Galeria de Artes do Banco Central e visitam esses locais. Esse projeto tem a finalidade de especificar equipamentos e aperfeiçoar procedimentos de segurança próprios para os ambientes de exposição de acervo cultural e numismático. As soluções propostas devem ser implementadas em 2014.