A ética no exercício do serviço e no atendimento ao interesse público tem sido preocupação constante do BCB. Do comportamento ético deriva a confiança que a sociedade deposita na instituição e que deve ser preservada. O BCB tem se destacado pelo elevado padrão ético e pelo comprometimento adotado por seus servidores no exercício de suas atividades.
A Comissão de Ética do Banco Central do Brasil (CEBCB) trabalha para esclarecer dúvidas, apurar denúncias e supervisionar a observância do Código de Conduta da Alta Administração Federal pelo corpo diretivo. Além disso, dissemina, por todo o corpo funcional, a importância da adoção de atitudes éticas de forma a prevenir desvios de conduta.
Em 2013, a Comissão, formada por três membros titulares e três suplentes, reuniu-se doze vezes, analisou 46 consultas de servidores e quatro denúncias. O prazo médio para resposta às consultas foi de doze dias e de 66 dias para análise dos processos de denúncia.
Nas duas novas turmas do Curso de Formação de Inspetores do Banco Central, a CEBCB foi responsável por ministrar a disciplina “A Gestão da Ética e o Código de Conduta dos Servidores”, sempre com vistas a disseminar a reflexão ética entre os futuros responsáveis por atividades de supervisão.
A interação com outras comissões de ética do Poder Executivo, ligadas à Comissão de Ética Pública, fornece importantes subsídios para a troca de informações e de experiências. Com esse espírito, o BCB participa, como observador, do Fórum de Gestão da Ética nas Empresas Estatais e sediou uma das reuniões do Fórum.