Em 2012, o BCB continuou buscando o aprimoramento de sua gestão.
Mudança expressiva, com o objetivo de aproximar ainda mais a instituição do cidadão, foi a criação da área de Relacionamento Institucional e Cidadania. A área é responsável pelo atendimento ao cidadão, pela inclusão e educação financeiras e pela comunicação institucional. Esse foi um passo importante no cumprimento do objetivo estratégico de promover melhorias na comunicação e no relacionamento com os públicos interno e externo.
Foi criado o Departamento de Supervisão de Conduta, baseado no modelo denominado twin peaks, que cria componentes distintos para tratar da supervisão prudencial, com foco em solvência, e da supervisão de conduta (ou comportamental), com foco em aderência a normas e regulamentos.
Também houve importante ajuste nas funções comissionadas do BCB, possibilitando o atendimento de algumas demandas prioritárias da instituição, bem como a criação de reserva estratégica de comissões, destinada a atender situações específicas e de prazo determinado. Esse ajuste reduziu a quantidade de níveis hierárquicos e fortaleceu funções estratégicas.