O Banco Central lançou, em julho, campanha nacional de divulgação das notas de 10 e de 20 reais da Segunda Família do Real. Com o slogan "Veja, sinta e descubra as novidades do seu dinheiro", a campanha abrangeu spot de rádio, vídeo publicitário, encarte em jornais e hotsite com detalhes dos elementos de segurança das novas cédulas, acessível inclusive para usuários de tablets e smartphones.
As notas de 100 e de 50 reais da Segunda Família do Real foram lançadas em 2011, e as de 5 e de 2 reais serão lançadas em 2013.
Pesquisa encomendada pelo BCB para avaliar a efetividade da campanha indicou que o cidadão passou a perceber com mais clareza os elementos de segurança – em especial o alto-relevo e a marca-d'água – e a identificar mais facilmente as novas cédulas em circulação.
Apesar de a maioria ter declarado que já sabia como verificar a veracidade de uma nota de real, 25% dos que viram a campanha afirmaram ter aprendido como fazer a verificação. Além disso, 86% dos entrevistados indicaram a intenção de prestar mais atenção nas notas que recebem no dia a dia.
Com o objetivo de reforçar seu vínculo com a sociedade, o BCB realizou, no primeiro trimestre, a campanha de divulgação da Declaração de Capitais Brasileiros no Exterior (CBE). O objetivo foi informar os prazos da declaração anual ao público-alvo – pessoas físicas ou jurídicas que possuíam o equivalente a US$100 mil ou mais em ativos externos em 31/12/2011. A estratégia de mídia incluiu veiculação de spots de rádio, anúncios em revistas e jornais especializados e banners em portais de economia.
Além disso, iniciou-se a divulgação do CBE trimestral, por meio de campanha bastante semelhante à anual, mas com público-alvo mais restrito, já que o valor mínimo para declaração é de US$100 milhões.
As campanhas foram bem-sucedidas, resultando em 21.716 declarações do CBE anual e mais de trezentas declarações, em média, em cada CBE trimestral, propiciando ampla cobertura dos ativos externos detidos por residentes no Brasil e a construção de estatísticas de qualidade.
O Censo de Capitais Estrangeiros, pesquisa que era realizada a cada cinco anos, passou a ser realizado anualmente, em 2012 (ano-base 2011), em versão reduzida.
Na versão quinquenal, era obrigada a declarar a empresa residente que detivesse investimento estrangeiro com participação em seu capital, em qualquer valor. Na versão anual, adicionalmente, a empresa deveria possuir, na data-base, patrimônio líquido igual ou superior ao equivalente a US$100 milhões.
As informações foram coletadas entre julho e setembro, apoiadas por campanha de divulgação com spots de rádio, anúncios em revistas e jornais especializados, além de banners em portais de economia, que direcionavam os interessados ao ambiente da declaração, na página do BCB na internet.
A elevação da frequência da pesquisa foi importante para a supressão de lacunas na produção das estatísticas do setor externo. Foram recebidas mais de 3 mil declarações, o que permitiu a construção de retrato abrangente do capital estrangeiro na economia brasileira, subsídio importante para pesquisadores e formuladores de política econômica.
Ao longo do ano, a comunidade do BCB reviu reportagens que marcaram a comunicação interna nas últimas décadas por meio da exposição itinerante “A História do BC Contada pela Comunicação – 47 anos do Banco Central, 30 anos do Linha Direta”. A mostra foi inaugurada em Brasília, em maio, e passou pelas nove regionais da autarquia. Por meio dela, os colaboradores do BCB puderam observar como o informativo interno acompanhou a evolução da instituição e grandes momentos da história do Brasil.