Relatório da Administração

2012

Foto da Semana da Cultura.

Missão institucional

Assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e um sistema financeiro sólido e eficiente.

Valores organizacionais

Ética - Agir com integridade, honestidade e probidade para a preservação dos interesses institucionais e dos princípios que regem a Administração Pública.

Excelência - Aprimorar continuamente os padrões de desempenho para atender às expectativas dos clientes internos e externos, mantendo-se alinhado às melhores práticas internacionais.

Compromisso com a Instituição - Priorizar os interesses da Instituição em relação a interesses pessoais ou de grupos e atuar com foco na missão, na visão e nos objetivos estratégicos da Instituição.

Foco em resultados - Atuar com iniciativa e proatividade, identificando prioridades e concentrando ações no que é relevante para alcançar os resultados pretendidos pela Instituição.

Transparência - Informar, interna e externamente, sobre decisões de políticas e procedimentos, de forma aberta, clara e em tempo oportuno, observadas as restrições de ordem legal ou de caráter estratégico.

Responsabilidade social - Agir tendo a ética como compromisso e o respeito como atitude nas relações com servidores, colaboradores, fornecedores, parceiros, usuários, comunidade, governo.

Visão de futuro 2014

O Banco Central, por sua atuação autônoma, pela qualidade dos seus produtos e serviços, assegurada pelos seus processos de gestão, pela competência dos seus servidores, será reconhecido cada vez mais como instituição essencial à estabilidade econômica e financeira, indispensável ao desenvolvimento sustentável do Brasil.

Objetivos estratégicos 2010 - 2014

1. Assegurar o cumprimento das metas de inflação estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional.

2. Assegurar a solidez e o regular funcionamento do Sistema Financeiro Nacional.

3. Promover a eficiência do Sistema Financeiro Nacional e a inclusão financeira da população.

4. Assegurar o suprimento de numerário adequado às necessidades da sociedade.

5. Aprimorar o marco regulatório para o cumprimento da missão institucional.

6. Promover melhorias na comunicação e no relacionamento com os públicos interno e externo.

7. Aprimorar a governança, a estrutura e a gestão da instituição.

8. Fortalecer a inserção internacional da instituição.