Relatório da Administração

2012

A Comissão de Ética do BCB realizou eventos para levar reflexões sobre o tema aos servidores, contratados e estagiários da instituição

Ética no Banco Central do Brasil

O serviço público responde perante a população – os cidadãos –, portanto deve preservar a confiança depositada nele. Dessa relação baseada em confiança deve decorrer o padrão ético do serviço público.

Para garantir o elevado padrão ético na instituição, a Comissão de Ética do Banco Central (CEBCB) trabalha para prevenir os desvios de conduta e disseminar a conduta ética em todo o corpo funcional. É responsável por dirimir dúvidas, apurar denúncias e supervisionar a observância do Código de Conduta da Alta Administração Federal pelo corpo diretivo.

A Comissão, formada por três membros titulares e três suplentes, reuniu-se onze vezes, analisando, ao todo, 42 consultas de servidores e cidadãos e seis denúncias. O prazo médio para resposta às consultas foi de dez dias e de 26 dias para análise dos processos de denúncia.

Para disseminar ao máximo os padrões de conduta desejáveis e instigar a reflexão sobre o comportamento ético, o BCB:

  • ministrou duas turmas da disciplina “A Gestão da Ética e o Código de Conduta dos Servidores”, no Curso de Formação de Inspetores, em São Paulo e em Brasília;
  • realizou apresentação sobre “Gestão da Ética no Banco Central” durante a III Semana de Cultura Organizacional, com presença a de mais de 250 pessoas, entre servidores e contratados;
  • elaborou e distribuiu o “Guia de Ética”, para melhor informar servidores e contratados sobre a conduta ética desejada pela Instituição;
  • fez apresentações sobre a “Gestão da Ética no Banco Central” a todos os novos servidores que tomaram posse na instituição.